Quando um cliente contrata um serviço de recorrência com pagamento mensal, é estabelecido um valor fixo (X) correspondente ao mês ou período em questão. No entanto, há situações em que não é necessário cobrar o cliente por todos os dias do mês, como no momento da contratação, quando pode não haver uso do serviço durante todo o período mensal.
Neste caso, é necessário configurar o sistema para fazer o cálculo para cobrar os dias utilizados parcialmente dento de um mês, ou seja, fazer uma cobrança proporcional. Isso faz com que o pagamento seja justo tanto para o cliente quanto para a empresa.
O sistema calcula o número de dias utilizados do plano vezes o valor do plano dividido por dias do mês. O cálculo é feito de acordo com a data base financeiro.
Essa cobrança por ser realizada de duas formas:
Para entender como configurar, siga para os próximos tópicos.
Exemplo: Data base financeiro é dia 10, mas o vencimento é dia 20. Então são 10 dias utilizados X R$ 99,90 (valor do plano) / 30 dias (abril) = 33,30 a pagar de proporcional. Se fosse em fevereiro, seria dividido por 28 e não por 30. Ao gerar o financeiro desse contrato, o sistema realiza esse cálculo, gerando a parcela proporcional:
Após clicar no botão Editar, o sistema abrirá uma nova tela. Se direcione até a aba Parâmetros:
Parcela para cobrar o valor proporcional: Neste campo, indique em qual das primeiras parcelas do cliente você deseja cobrar o valor proporcional.
Se escolher a Primeira parcela, o sistema seguirá os dias configurados no campo Máximo de Dias Cobrança Proporcional. Quando for necessário unir o valor proporcional com a mensalidade total do contrato, o sistema o fará na primeira parcela (vencimento) do contrato.
Se optar pela Segunda Parcela o sistema sempre juntará o valor do proporcional com a segunda mensalidade (vencimento) recorrente do contrato.
Máximo dias cobrança proporcional: Este campo irá determinar quando o boleto referente ao proporcional deve ser gerado na aba financeiro avulso do contrato e quando deve juntar com a mensalide integral do contrato.
Caso deixe este campo com o número "0". o sistema sempre juntará o proporcional com a mensalidade integral do contrato.
Se a primeira cobrança do contrato abrange um período de 45 dias, sendo 30 (1.º período mensal) + o proporcional de 15 dias no primeiro mês, vai gerar o primeiro recebível para todo o período (45 dias) no finnaceiro recorrente do contrato.
Se o campo estiver marcado como "10", o sistema interpretará que deve unir o valor proporcional com a mensalidade integral do contrato na primeira parcela recorrente, desde que a diferença de dias não ultrapasse 10 dias. Se ultrapassar os 10 dias, o sistema gerará o boleto correspondente ao valor proporcional na seção de financeiro avulso do contrato.
Se inserirmos 10 (dias) no campo, e a data base financeira até o primeiro vencimento do cliente for menor que 10 dias, teremos a seguinte situação:
Se hoje é dia 19 e o vencimento for dia 25, os 6 dias de diferença o sistema cobrará com o boleto da primeira mensalidade integral do cliente, seguindo a mesma lógica do exemplo 1.
Se hoje for dia 19 e o vencimento for dia 5 do mês seguinte, dando um número maior de 10 dias (de diferença) a qual informamos no campo. O sistema gerará dois boletos, um com a mensalidade e o outro apenas com o proporcional.
Após preencher, clique para salvar.