A integração da API bancária do banco Sicredi na versão 2 dispõe de uma nova tecnologia, onde é possível gerar um boleto híbrido, e o cliente tem a opção de pagar pelo código de barras ou via QR-Code Pix.
Para as carteiras de cobrança do tipo API e Gateway, a comunicação do boleto ocorre ao requisitar a impressão/PDF pela interface do IXC, onde o comando de comunicação/impressão é solicitado ao banco, também realizando o registro desse boleto no sistema bancário.
O registro dos boletos pela carteira de API pode ser feito de três formas:
O envio de faturas via e-mail automático não é recomendado, pois se a fatura não puder ser gerada por qualquer inconsistência nos dados cadastrais do cliente ou por algum problema com a fatura em si, isto irá travar a tarefa de envio de e-mails, e não irá realizar a comunicação do boleto.
A forma de registro de boletos mais recomendada é a comunicação em massa com o gateway. Pois facilita na demanda de registro de grandes quantidades de boletos.
A comunicação em massa seria como o envio das remessas ao banco em uma carteira tradicional/manual.
Você pode fazer essa comunicação em intervalos de tempo, como algumas formas de exemplo:
-Diária
-Semanal
-Mensal
ou como desejar.
Observação: A API do Sicredi limita a quantidade de caracteres de alguns campos enviados nas requisições de criação das cobranças, portanto será enviado para a API somente o número de caracteres que ela aceita.
Diferente do método de pagamento de Pix avulso (Webhook), as carteiras de Gateway e API bancária tem seu prazo de baixa no mesmo dia do pagamento, porém elas são reconhecidas no sistema somente quando rodar a tarefa de consulta de baixas de pagamento em seu servidor.
Se o pagamento for efetuado pelo código de barras tradicional, o tempo de baixa no sistema é o mesmo de um boleto simples (até 2 dias úteis), e irá baixar no sistema assim que rodar sua tarefa de consulta de baixas de pagamento.
O Pix fica disponível na impressão do boleto, na Central do assinante, Opa! Suíte, e pelo sistema IXC utilizando o botão de “Copiar código PIX” na aba financeiro do cadastro do cliente.
É possível escolher se irá utilizar o PIX no boleto ou não.
Primeiramente, contate o Suporte de Carteira de Cobrança da IXC Soft. Para realizar a integração de sua carteira de API Sicredi V2 no IXC Soft, você irá precisar de alguns dados, sendo eles:
As informações de 1 à 4 você pode solicitar ao seu Gerente de Contas do Banco, exceto pelas últimas informações, que você como titular da conta bancária precisa gerar:
5. Token/Código de Acesso (chave master).
6. X-API-KEY.