Essa rotina funciona para todos os Gateways de pagamento e APIs bancárias.
Com os gateways de pagamentos, não é necessário gerar e fazer envio de remessa para registro, nem processar arquivos de retorno, como ocorre na integração com instituições bancárias, pois a comunicação acontece via API, onde esses procedimentos são automáticos.
Após emitir os boletos no sistema, é necessário fazer a comunicação dos mesmos, para que o boleto seja criado na plataforma/comunicado no gateway/banco.
É muito importante que seja feita essa comunicação dos boletos, sempre antes dos seus respectivos vencimentos, para que caso algum esteja com erro de comunicação, seja possível corrigir antes do seu vencimento, e também para não sobrecarregar o envio dos e-mails de cobrança.
A fim de facilitar a comunicação destes boletos temos a opção de utilizar um botão no sistema que comunica todos os títulos desejados, acesse:
O campo, carteira de cobrança, é um campo obrigatório, os demais filtros disponíveis podem ser preenchidos conforme sua regra de negócio e o que precisa comunicar naquele momento, utilizando os filtros de datas:
Após ajustar os filtros desejados clique no botão Listar faturas, e em Padrão, na listagem você vai conferir os títulos que serão gerados e a quantidade adequada.
Após esta conferência clique no botão Comunicação com Gateway:
Observação: Muito cuidado para não usar filtros de datas de vencimento muito grandes, pois para o Gerencianet por exemplo, só é permitida a comunicação de 5 mil títulos a cada 24 horas. Ao exceder, pode ocorrer um bloqueio de todas as ações, incluindo baixa de pagamento.
Ao clicar no botão "Comunicação com gateway", ele trará os logs de validação da comunicação.
Caso algum boleto não seja comunicado, nesta rotina irá apontar o ID receber do título, para ser verificado e corrigido, conforme imagem:
Assim que finalizar a comunicação é possível imprimir os títulos em massa, utilizando os filtros desejados.
Após clique no botão Imprimir e em seguida, Imprimir Boletos: