A Conciliação bancária é uma comparação do seu controle financeiro interno com o extrato bancário do banco, esta opção permite conciliar os dados da movimentação da conta do banco com o sistema. Entradas e saídas que estão movimentando o extrato.
Para isso, é preciso verificar se todas as informações estão de acordo com o sistema e se todas as informações estão sendo lançadas no sistema de acordo com a instituiçao bancária. Isso se torna necessário para a visualização de relatórios precisos.
Para realizar essa ação no sistema, siga as etapas abaixo:
Na aba filtros será necessário inserir as seguintes informações obrigatórias:
Exemplo: Período mensal inicial 01/10/2023 até 30/10/2023 ou diária de 01/10/2023 à 01/10/2023 dependendo do fluxo de movimentações.
É válido ressaltar que não recomenda-se repetir períodos ou abrir mais de uma vez o mesmo período, mantendo apenas um lote sobre a data, caso seja necessário revalidar alguma informação, o correto é excluir o lote e recomeçar a conciliação bancária.
Dica importante: Não pode conciliar o dia atual porque o Banco está transvendo ainda as informações no extrato bancário.
Agrupar por data e conciliar em caso de totais iguais: O padrão do sistema é trazer a opção como não, mas caso queira pode ser alterarado para sim, dessa forma ao conciliar automaticamente as informações, irá deixar organizado agrupando os valores por ícones.
Na seção conciliação manual:
Mostrar agrupado por dia: Se caso for necessário efetuar manualmente a conciliação pode ser selecionada a opção de mostrar agrupados por dia, padrão do sistema trazer como não, mas pode ser alterado para sim, no caso da opção manual, irá facilitar a marcação dos itens individuais.
Na aba Conciliação Automática
O sistema irá apresentar os dados bancários do lado direito e as movimentações financeiras no sistema do lado esquerdo. Nesse mesmo local irá mostrar todos os lançamentos filtrados no período, as entradas e também saídas, ao encontrar as movimentações de valores montantes iguais que conciliam, bastar clicar no botão conciliação automática.
Na aba Conciliação manual
O sistema irá apresentar informações bancárias e movimentações financeiras que não conciliaram de forma automática para que o provedor possa lançar esses valores manuais. Nessa aba será possível visualizar os itens pendentes que não foram conciliados pela opção automática, neste caso se houver valores montantes no sistema e um valor agrupado no banco ou vice e versa, precisam ser selecionados juntos para que o valor feche e possa aparecer o botão de conciliar.
Como por exemplo, possui um valor de R$10,80 com histórico tarifas no sistema, porém no banco o valor está separado em lançamentos R$1,80 sendo necessário juntá-los.
Aṕos efetuar a Conciliação Manual basta prosseguir para a última aba, Todos os Conciliados.
Nessa aba, irá apresentar tudo que foi conciliado de forma detalhada, com documento, entrada, saída e histórico. Logo abaixo irá apresentar o Total Extrato Bancário (valores dentro do arquivo OFX) e o Total Movimentação Financeira (valores filtrados das movimentações lançadas no sistema). Se as informações estiverem de acordo, basta clicar em Finalizar Conciliação.
O status da conciliação irá ser alterado para fechado e não poderá ser aberto novamente, caso necessário poderá excluir e iniciar um novo lote do mesmo período.