A movimentação de produtos da empresa refere-se à entrada de recursos como compra de mercadorias para revenda, materiais de uso e consumo/ imobilizado. Sendo assim as entradas são registradas para controle, contabilidade e gerenciamento adequado da organização.
No sistema é possível realizar as entradas via XML de notas fiscais modelo 55.
Para inserir uma nova nota de compra, siga as etapas abaixo:
Em seguida abrirá a wizard para realizar a importação do arquivo.
Na primeira parte da importação deverá preencher os seguintes parâmetros:
Após isso poderá clicar em Próximo. Conforme imagem abaixo:
Na aba Conferir Frete são carregados os valores conforme as tags do arquivo XML.
Observação: Quando marcado o frete por conta do emitente o valor não será somado no total da nota fiscal, mas ao marcar o frete por conta do destinatário o valor do frete somará no total da nota.
O campo Valor frete se inserido já faz o rateio nos itens conforme a configuração do Tipo de Documento. Após isso pode clicar em Próximo.
Na seção Conferir Produtos, você encontrará os dados da nota, os produtos e suas tributações.
Ao clicar em Editar, você poderá vincular o código do seu produto ao código fornecido pelo fornecedor. Uma vez vinculado, toda vez que receber um código de fornecedor correspondente, o seu produto será automaticamente relacionado, conforme ilustrado na imagem abaixo:
É necessário alterar o campo CFOP para um código de entrada, pois ao iniciar a operação irá preencher o CFOP de saída utilizado pelo fornecedor. Caso não saiba qual utilizar pode estar solicitando a sua contabilidade. Em seguida ajustar o campo CST de acordo com o aproveitamento e o regime tributário da sua empresa. Certifique-se de inserir apenas o CST de dois dígitos ou o CSOSN de três dígitos, pois a origem da mercadoria é preenchida automaticamente com base nas informações do arquivo XML.
Os impostos são calculados automaticamente conforme as informações do XML, mas é possível editar os tributos clicando em Editar, conforme mostra imagem abaixo e clicar em Tributos.
Ao utilizar a opção Editar na grid, a entrada perderá algumas referências do XML,mudará o status para Entrada com xml com alterações, ao utilizar essa função perde-se o vínculo de tributos, modelo e série da nota. Não é o ideal utilizar essa funcionalidade, pois no XML tem todas as informações sendo necessário apenas seguir o passo a passo.
Importante: Em caso de utilizar esta opção lembrar de preencher manualmente as informações de série, modelo e tributos e salvar a entrada novamente para recalcular.
Aba Informações Complementares não é campo editável,busca-se as informações que constam no XML, após isso clique em Próximo.
Aba Conferir tributos da NF campo destinado para conferência das informações tibutárias inseridas no arquivo XML, antes de finalizar a entrada os impostos são calculados automaticamente. Caso haja necessidade de mudar algo que consta no XML deve ser editado na aba conferir produtos no botão Editar. Após ser alterado no item ao finalizar o Tipo de cáuculo tributação mostrará como XML com alterações.
Após realizar a conferência poderá clicar em Finalizar entrada.
Após Finalizar Entrada abrirá uma nova tela para seguir a finalização da entrada que é o Fechamento (Entrada). Caso o tipo de documento esteja para gerar financeiro, é necessário clicar no botão Salvar e Gerar financeiro,em seguida ir para aba Financeiro conferir os financeiros gerados, após conferir pode-se prosseguir para validação e clicar no botão Validar e Finalizar.
Ao editar o financeiro, é possível preencher qual será a forma de pagamento. Depois, clique para Salvar.
Botões utilizados para gerar fiscal pela entrada:
Observação: Caso o provedor tenha mais de uma filial, o IXC irá reconhecer a entrada da nota pela filial que o usuário está logado, o mesmo vale para a entrada do produto, que puxará a informação para o almoxarifado padrão.
Após concluir todas as conferências necessárias, você poderá finalizar o processo de entrada da nota fiscal.