Todo item patrimonial possui uma determinada situação, de acordo com o local onde está inserido no momento ou dependendo do estado de conservação deste item. Nesta wiki serão mostradas todas as situações em que um patrimônio pode ser encontrado, e em que momento eles devem ficar em determinada situação.
O que significa cada uma das situações do Patrimônio:
Produto em comodato trata-se de um produto que está emprestado a um determinado cliente, ou seja, pode ser recolhido e voltar ao estoque.
Um item patrimonial poderá ser encontrado nesta situação quando o estiver inserido na aba Comodato, dentro do Contrato de um cliente.
Existem dois caminhos para inserir um item patrimonial em Comodato, são eles:
Para adicionar um novo patrimônio emprestado dentro do contrato, clique no botão Novo.
Para vincular o patrimônio em comodato, clique no botão novo.
O patrimônio relacionado a essa situação será exibido na grid de patrimônios, conforme ilustrado na imagem abaixo:
Um patrimônio com status de Vendido não possuí saldo de estoque da empresa, ou seja, um item com este status não poderá mais ser movimentado.
É possível realizar a venda de um item patrimonial por todos os caminhos de saídas no sistema, porém, é necessário que o parâmetro presente nos Parâmetros Gerais > aba Estoque> Permite vender Patrimônio, esteja marcado como sim.
Quando um patrimônio é vendido, ele será exibido na grid de patrimônios conforme demonstrado na imagem abaixo:
Esta é a situação que representa o patrimônio novo, ou seja, aquele que nunca foi movimentado. Todos os itens patrimoniais ficam com esta situação logo após a finalização da Entrada Compra dos itens patrimoniais. Vale lembrar que até que a entrada seja finalizada, eles ficarão com a situação indisponível, e serão alterados para disponível apenas quando a entrada for finalizada.
Quando um item patrimonial for movimentado, automaticamente passará a obter outra situação conforme a movimentação, e nunca mais voltará a situação de Disponível.
Quando um patrimônio esta disponível será exibido na grid de patrimônios conforme demonstrado na imagem abaixo:
Um item patrimonial com a situação de inutilizado, não pode mais ser movimentado e nem voltado a nenhuma outra situação, ou seja, está fora de circulação do estoque, e foi possivelmente descartado.
Para inutilizar um patrimônio é necessário possuir permissões especificas, e é possível inutilizar de um a um, assim como selecionar vários itens e inutilizá-los de uma só vez.
Quando um patrimônio esta inutilizado será exibido na grid de patrimônios conforme demonstrado na imagem abaixo:
Para que um item patrimonial fique com esta situação, é necessário estar inserido dentro da aba Produtos Imobilizados de uma Ordem de Serviço marcada como Estrutura Própria.
É possível identificar a qual estrutura está alocado este item patrimonial. Para isso, selecione o patrimônio com a situação de Alocado, clique para Editar e acesse a aba Movimentação > Selecione a movimentação > clique no botão Visualizar > Campo Estrutura. Contará a estrutura a qual foi inserido o patrimônio com o ID e descrição da mesma.
Editando esta estrutura é possível baixar este item patrimonial e ele voltará ao estoque com situação de disponível técnico.
Quando um patrimônio esta alocado em uma infraestrutura do provedor será exibido na grid de patrimônios conforme demonstrado na imagem abaixo:
Para que o item patrimonial fique com esta situação, é necessário que um patrimônio com situação Disponível seja movimentado, inserindo-o em um Comodato, em uma transferência entre almoxarifado, ou em uma requisição de materiais, entre as demais movimentações que o sistema permite para um item patrimonial e que permitem que o mesmo volte ao estoque.
Um item com esta situação significa que ele pode ser utilizado em movimentações, e que está no estoque. O que diferencia esta situação do Disponível é a movimentação, disponível técnico é um produto que já foi movimentado e voltou ao estoque.
Quando um patrimônio esta com uma situação de Disponível Técnico será exibido na grid de patrimônios conforme demonstrado na imagem abaixo:
Esta situação representa os itens patrimoniais que estão em uma movimentação ainda pendente, seja uma transferência entre almoxarifados, uma entrada de produtos patrimoniais ou uma saída de produtos patrimoniais que ainda não foi finalizada, ou seja, que está com o status pendente.
Caso um item patrimonial encontre-se nesta situação, é necessário localizar em qual das movimentações este item está inserido o finalizá-la, logo após esta ação a situação do patrimônio será alterada conforme a sua movimentação.
Nesse campo é possível observar informações sobre o movimento do patrimônio, da sua Finalidade, de qual Almoxarifado de Origem e Destino, de qual Cliente e Contrato ele pertence, como também, a Observação e o Motivo referente a esse movimento.
Acesse Menu Sistema > Estoque > Patrimônio, selecione o produto que deseja visualizar os patrimônios ou clique em Buscar Todas para poder buscar pelo item patrimonial. Conforme imagem abaixo:
Selecione o patrimônio que deseja verificar a movimentação e clique em Editar. Conforme imagem abaixo:
Após editar o Patrimônio, na aba de Histórico de Movimentações, serão listadas as movimentações e o motivo das mesmas. Conforme imagem abaixo:
É possível também verificar a movimentação ao selecionar o registro de movimentação e, em seguida, clicar no botão Visualizar, o qual fornecerá informações adicionais acerca da movimentação.
Observação: Estas alterações irão funcionar se nos Parâmetros de Estoque estiver habilitado o controle de Patrimônio Sim.
Ao efetivar o vínculo do produto tipo Patrimônio com a etiqueta de impressão de Patrimônio gerada, a situação do Patrimônio será alterada, auxiliando no controle de estoque.