Sobre a plataforma e benefícios da integração (saiba mais)
Sobre a Ministra TV (v2)Integração com o IXC Provedor A Ministra TV é uma plataforma de serviços de televisão por protocolo de internet (IPTV), vídeo sob demanda (VoD) e OTT, que disponibiliza conteúdos de televisão ao vivo, programas de televisão e filmes, os quais são fornecidos de maneira exclusiva pelo provedor de serviços.
Diferencial nos serviços:
A integração da Ministra com o IXC Provedor, permite que o seu provedor ofereça serviços adicionais aos assinantes. Um serviço adicional pode ser um diferencial atrativo aos clientes, pois agrega valor aos pacotes de serviço de internet.
Gestão centralizada:
Integrar a plataforma Ministra com o IXC Provedor permite uma gestão centralizada de serviço, em que é possível realizar o cadastramento do usuário diretamente pela interface do IXC Provedor, gerir o faturamento e controle de acesso, realizar a cobrança do serviço e selecionar o conteúdo ofertado simplificando operações e melhorando a eficiência do serviço seu relacionamento com o cliente.
Faturamento Integrado:
A integração permite a consolidação de faturas para serviços de internet e streaming. Os clientes podem pagar por ambos os serviços em uma única fatura, simplificando o processo de pagamento e tornando-o mais conveniente para ambas as partes.
Experiência do cliente aprimorada:
Com acesso imediato a informações precisas sobre produtos, preços e disponibilidade, os funcionários podem oferecer um serviço mais ágil e personalizado aos clientes, melhorando sua experiência.
Assim que o seu provedor (ISP) realizar o credenciamento junto a plataforma citada, serão fornecidos os dados necessários para realizar a integração com o ERP IXC Provedor para a realização da integração no sistema IXC Provedor.
Para realizar a configuração da integração da plataforma Ministra com o sistema IXC Provedor, siga as etapas a seguir:
- Acesse Menu Configurações
- Selecione a opção Integrações
- Em seguida, clique em Integrações TV
- Clique no botão Novo
- Selecione a opção TV no campo Tipo, para definir o tipo de integração
- No campo Plataforma, clique sobre o botão ao lado e selecione a opção Ministra

- Após indicar a plataforma Ministra para efetuar o cadastro da integração, o sistema irá apresentar os demais campos necessários para estabelecer a comunicação entre o IXC e a Ministra, preencha-os, conforme a imagem a seguir:

- IP integração: insira a URL fornecida pela plataforma.
- Login TV: dado respectivo ao usuário TV da integradora.
- Senha TV: dado respectivo a senha de acesso a API integradora.
- ID filial: preencha a filial que a integração terá vínculo.
- Após preencher os campos, clique em Salvar para validar as modificações.
¶ 2. Cadastrando o Produto
É necessário cadastrar um produto e vincular a um dos pacotes disponibilizados pela Ministra para definir o produto ao qual o usuário TV terá acesso. Para isso, acesse:
- Menu Cadastros
- Selecione a opção Produtos
- Clique no botão Novo
O sistema irá apresentar todas as informações pertinentes ao cadastro do produto, conforme a imagem abaixo:

Preencha os campos de acordo com as classificações do serviço de TV.
- Sub grupo de produtos: neste caso, estamos escolhendo a categoria ou grupo que melhor descreve o produto, e como se trata de um serviço de TV, vamos selecionar o sub grupo relacionado a serviços.
- Produto: é necessário fornecer o nome específico do serviço de TV que está sendo oferecido, para que seja mais fácil de identificar e distinguir dos demais produtos.
- Tipo: selecione que o tipo de produto como serviço, indicando que o tipo de produto é um serviço ao invés de um produto físico.
- Unidade: neste campo, você deve inserir a unidade de medida padrão para o serviço de TV, identificando-a pelo ID 13.
- Preço base: aqui, o "preço base" se refere ao valor inicial do serviço de TV. Ele representa o valor do serviço que será vendido ao cliente final.
- Após preencher os campos descritos acima, acesse a aba TV para que possamos estabelecer a conexão entre o pacote disponível na Ministra e o produto no IXC Provedor, preencha os campos a seguir:

- Plataforma: selecione a opção Ministra.
- ID Integração: clique sobre a lupa e selecione a opção Ministra.
- Tarifas: clique sobre o botão "Buscar tarifas". O sistema irá apresentar os planos que foram disponibilizados pela plataforma Ministra. Selecione o plano correspondente ao produto que está cadastrando.
- Após ter vinculado o Produto cadastrado no IXC com o plano equivalente no Ministra, clique no botão Salvar para validar as alterações.
Agora, é preciso vincular este produto ao contrato do cliente para que seja possível gerar o faturamento se for um produto cobrado e também para posteriormente criar o usuário TV, que definirá o acesso do cliente ao produto final. Para isto, siga as etapas a seguir:
- Edite o contrato, acesse a aba Produtos
- Clique no botão Novo, conforme a imagem a seguir:

O sistema irá apresentar a seguinte tela, a fim de indicar qual o produto está sendo vinculado ao contrato:

- Preencha os seguintes campos:
- Tipo: selecione a opção "TV/Streaming", para que o sistema apresente o produto de TV.
- Produto/Serviço: clique sobre a lupa e selecione o produto criado para a integração da Ministra.
- Quantidade: refere-se à quantidade de produtos que este contrato está contratando. A quantidade também irá permitir quantos logins TV este usuário poderá ter em seu contrato.
- Valor unitário: refere-se ao valor que o cliente terá acrescido em sua mensalidade ao contratar o serviço ofertado.
Após ter vinculado o produto no contrato, ja é possível visualizá-lo na aba Produtos, no contrato do cliente.

Neste momento, definiremos o usuário TV do cliente, ao qual o permitirá o acesso à plataforma Ministra. Para criar o login e senha de acesso à plataforma Ministra, siga os passos a seguir:
- Acesse o contrato do cliente e direcione-se à aba TV
- Em seguida, clique no botão Novo. Conforme imagem abaixo:

Após clicar no botão novo, preencha os campos apresentados de acordo com a criação do login TV.
- No campo Plataforma, selecione a plataforma Ministra e preencha os campos na sequência.

- API:
▪️ Altera na API e no IXC: ao utilizar essa opção, o sistema promoverá a comunicação entre o IXC Provedor e a Watch. Toda requisição de alteração no Usuário TV será enviada para a plataforma Watch, garantindo que os dados sejam sincronizados.
▪️ Ignorar API e alterar apenas no IXC: ao utilizar essa opção, o sistema não utilizará a API da Watch, resultando em nenhuma comunicação com ela. Todas as alterações feitas serão refletidas apenas no IXC Provedor, sem afetar o Usuário TV na plataforma Watch.
Para a criação de um Usuário TV, é de suma importância marcar a opção Alterar na API e no IXC. Dessa forma, o Usuário TV será criado nas duas plataformas simultaneamente, garantindo a coexistência nas duas plataformas.
- Tipo de tecnologia da TV: informe o tipo de tecnologia utilizada no login.
- Usar E-mail Principal:
▪️ Sim: irá utilizar o e-mail cadastrado no campo "E-mail principal" do cadastro do cliente.
▪️ Não: não irá considerar o e-mail no campo "E-mail principal" do cadastro do cliente, permitindo a criação do Usuário TV com outro e-mail válido.
- Login: login de acesso à plataforma, se o campo Utiliza E-mail Principal estiver marcado como Sim, o campo login será preenchido automaticamente com o e-mail do cadastro do cliente. Se o campo mencionado estiver marcado como Não, deve preencher o login manualmente.
- Senha: informe a senha de acesso à plataforma que o cliente irá utilizar.
- Clique no botão Salvar para validar as alterações.
A partir do login criado, o cliente final já terá acesso à plataforma Ministra e já poderá consumir o serviço contratado.
Lembrete: depois de criado o login, o sistema não permitirá sua edição.
Atenção: Evite deletar um usuário TV diretamente pelo painel de controle da Ministra. A comunicação entre as plataformas ocorre apenas de IXC Provedor para a Ministra, portanto, alterações feitas na plataforma não serão consideradas no IXC Provedor.
Em caso de deleção do usuário TV, o sistema perderá a comunicação com a plataforma e não permitirá mais alterações no usuário TV através do IXC.