A ferramenta Duplicar parcelas é utilizada para gerar despesas futuras com base em um lançamento existente. Essas despesas são geradas a partir do mês da conta especificada no campo Contas a pagar.
Para duplicar uma parcela, siga as etapas abaixo:
Ao iniciar a interface, você encontrará diversos campos que requerem atenção e inserção de informações:
Contas a pagar: Neste campo será selecionado o registro da despesa que deseja duplicar. É possível selecionar o registro clicando buscando na lupa ou inserindo o ID à ser duplicado.
Número de parcelas: É informado o número de parcelas da despesa que precisa ser duplicada.
Condição de pagamento: Só será informado caso queira que as parcelas sejam geradas conforme a configuração de uma condição de pagamento.
Tipo de vencimento: Deve ser usado caso opte por não utilizar as datas já definidas na condição de pagamento.
É apresentado três opções;
Personalizado: Será selecionado quando o vencimento for em datas especificas, sendo necessário preencher campo de vencimento personalizado com a quantidade de dias que deseja contar para cair o vencimento da parcela.
30 em 30 dias: Vai gerar as parcelas com vencimento à cada 30 dias.
Mensal: As parcelas serão geradas mensalmente conforme data de vencimento incluída e numero de parcelas.
Data das parcelas duplicadas: Configura a data de emissão a partir da parcela original. Aqui é apresentado três opções:
Emissão e vencimento com a mesma data: Ficará com a data de emissão igual a data de vencimento da conta a pagar escolhida e a data de vencimento seguirá a sequencia mensal
Emissão igual a original : Ficará com a mesma data de emissão da conta a pagar escolhida e a data de vencimento seguirá a sequencia mensal;
Emissão igual a data de vencimento de original-: A data de emissão será igual a data de vencimento(a data de vencimento seguirá a sequencia mensal).
Dia fixo: Pode ser informado um dia fixo para o vencimento das parcelas duplicadas.
Meses adicionais: Neste campo é possível informar um número para gerar despesas adicionais referente a conta que está sendo duplicada.
Após realizar as configurações necessários é necessário clicar no botão Executar, como mostra imagem a baixo;
Após esse procedimento, as parcelas ficam duplicadas e podem ser identificadas da seguinte maneira:
Observações: As contas duplicadas ficarão com as informações iguais a conta original duplicada, somente os IDs a pagar serão mudados. Caso o campo observação esteja preenchido, é necessário altera-lo nas novas contas de acordo com o mês que correspondem.