Para instalar o Rclone recomendamos que entre em contato com o setor de Instalação do Sistema(via plataforma de atendimento) para garantir que tudo seja instalado corretamente. Caso você tenha conhecimentos avançados com linux pode estar fazendo a instalação seguindo o procedimento abaixo.
curl -O https://downloads.rclone.org/rclone-current-linux-amd64.zip unzip rclone-current-linux-amd64.zip cd rclone-*-linux-amd64 cp rclone /usr/bin/ chown root:root /usr/bin/rclone chmod 755 /usr/bin/rclone mkdir -p /usr/local/share/man/man1 cp rclone.1 /usr/local/share/man/man1/ mandb
Configuração dos Remotos
Após a instalação devemos configurar os remotos, sendo as clouds que possuem integração com o serviço. Para fazer estas configurações recomendamos que entre em contato com o setor de Instalação do Sistema(via plataforma de atendimento) ou siga os passos conforme a documentação do serviço indica, em rclone.org
Parâmetros do Rclone
Após a configuração dos remotos devemos configurar os parâmetros de utilização do serviço. Para configurar os mesmos devemos ir em:
Configurações > Parâmetros > Parâmetros gerais > Backup.
Podemos verificar no final da página os campos do Rclone que devem ser preenchidos da seguinte maneira:
Rotina de backup automática
Após termos realizado todas as configurações corretamente, devemos programar a rotina para que o ixcprovedor automatize o procedimento de backup.
Para isso vamos em Ferramentas -> Agenda de Tarefas.
A tarefa responsável mandar o backup para os remotos configurados no Rclone é Backup via Rclone, e ela possui os seguintes métodos:
Confira o explicativo dos backups.
Após selecionar o tipo de backup que você deseja fazer basta selecionar na lista Tarefas e configurar para ocorrer em um horário fora do expediente, assim evitando lentidão no sistema.
Após criada a tarefa você pode conferir clicando em Listar.