O planejamento no IXCSoft, nada mais é do que um plano de contas. O plano de contas é uma lista de códigos e classificações usados para registrar as transações financeiras e econômicas de uma empresa. É a base para a impressão de relatórios gerenciais, como o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP). Portanto, pode-se dizer que o plano de contas não é um simples relatório, mas uma compilação padrão utilizada para gerar outros documentos.
Pense em todos os ativos, passivos, receitas, custos, despesas e investimentos do seu negócio que precisam ser organizados e categorizados para gerar relatórios financeiros. Alguns exemplos de categorias incluem contas bancárias, estoque, investimentos financeiros, contas a pagar, empréstimos, impostos, receita de vendas e muito mais. Um plano de contas é basicamente uma lista padronizada dessas contas que serão agrupadas para um controle financeiro mais preciso. Portanto, é imprescindível a elaboração de um planejamento completo e estruturado.
O planejamento faz a apresentação clara do desempenho da empresa e detalhamento expandido dos extratos bancários para fornecer à administração uma visão clara das condições financeiras e econômicas.
Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas, sendo:
Ativo: são as contas nas quais estão registrados os bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio da empresa;
Passivo: são as contas nas quais estão registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros (como fornecedores, bancos e governos);
Receitas: são as contas nas quais estão registrados todos os valores recebidos pela empresa;
Despesas: são as contas nas quais estão registradas todas as despesas/custos realizados pela organização da empresa.
É recomendável que o Plano de Contas contenha, no mínimo, 4 (quatro) níveis:
Nível 1:
Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.
Nível 2:
Ativo: Circulante, Não Circulante / Passivo e Patrimônio Líquido: Circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido. / Receitas: Receita Bruta, Deduções da Receita Bruta, Outras Receitas Operacionais / Custos e Despesas Operacionais.
Nível 3: Contas que evidenciem os grupos a que se referem, como, por exemplo:
Nível 1 - Ativo
Nível 2 - Ativo Circulante
Nível 3 - Bancos Conta Movimento
Nível 4: Sub-contas que evidenciem o tipo de registro contabilizado, como, por exemplo:
1 ATIVO Nível 1
1.1 ATIVO CIRCULANTE Nível 2
1.1.1 Caixa Nível 3
1.1.1.01 Caixa Geral Nível 4
As contas de nível 4 são as contas que recebem os lançamentos, ou seja, são contas analíticas.