Para criar um registro de execução de autorização em massa, é necessário seguir o passo a passo abaixo:
Atenção! Para visualizar o passo a passo de toda a configuração, acesse o bloco abaixo e siga as etapas descritas:
Na primeira etapa, (Dados transmissor), teremos os seguintes campos necessários para preencher:
Transmissor: Defina o transmissor que deseja realizar a execução da autorização de ONUs em massa;
Pon ID: Selecione as Pons ID que deseja realizar a autorização de ONU (as Pons precisam estar cadastradas nas interfaces do transmissor no IXC Provedor);
Após ter selecionado o transmissor e a(s) Pon ID, clique no botão Próximo.
Na segunda etapa, (ONUs), será o local responsável por determinar quais ONUs serão autorizadas e quais Perfis serão utilizados conforme o modelo.
Para atrelar um perfil a um modelo de ONU, é necessário selecionar a lupa para procurar o registro e clicar no botão Inserir registro selecionado ou clicar 2 vezes sobre o registro desejado.
Observação: Os perfis são listados conforme o modelo atrelado ao mesmo para não ser listado perfis pertencentes a modelos diferentes.
Após, para aplicar o perfil sobre os modelos desejados, clique no botão Aplicar dados.
Caso seja necessário remover determinado modelo da autorização em massa, é necessário selecionar o modelo desejado e clicar no botão Deletar.
Caso algum modelo tenha sido deletado por engano e seja necessário resetar as opções de modelos, é necessário clicar no botão para recarregar:
Para listar as ONUs pertencentes ao modelo, é necessário selecionar o modelo desejado e ao lado direito será listada todas as ONUs atreladas ao modelo.
Caso queira remover determinadas ONUs da autorização em massa, é necessário selecioná-la e depois clicar no botão Deletar:
Além disso, também é possível recarregar as ONUs caso tenha excluído alguma por engano e deseja recarregar todos os registros, clicando no botão de recarregar:
Para facilitar a localização de ONUs adicionamos uma opção de filtro, sendo possível filtrar por MAC ou Pon ID.
Após realizar os vínculos de perfis e manter os Modelos e ONUs desejados, clique no botão Próximo:
Na terceira etapa, (Revisão), serão listadas todas ONUs mantidas na etapa anterior para realizar a validação dos dados e quais ONUs serão autorizadas.
Observação: É necessário a verificação de quais ONUs possuem Logins vinculados, pois busca-se os MACs vinculados aos logins para atrelar ao registro de login já existente no sistema e realizar a autorização utilizando os dados do login existente.
Atenção: Não é possível autorizar ONT com pppoe, caso a ONT não possua MAC vinculado sobre um login.
Para realizar o vínculo, acesse a ONT em: menu Sistema ➜ Provedor ➜ Clientes Fibra e registre o contrato e login pertencente a esse equipamento.
Também serão validadas as Vlans preenchidas sobre as interfaces fibra, por isso as Vlans precisam estar configuradas já sobre o transmissor, pois essas serão utilizadas no preenchimento do script determinado.
Após realizar as validações, o sistema exibirá possíveis erros encontrados que precisarão ser tratados conforme suas descrições.
Aguarde finalizar as validações e depois feche o relatório.
Depois, clique no botão Executar. Neste momento será executado a autorização em massa sobre o Transmissor conforme os dados preenchidos durante o Wizard.
Após realizar as etapas anteriores, a autorização em massa de ONUs será executada e criado um registro sobre a mesma.
Atenção: É possível Interromper a execução. É uma função onde a execução da autorização em massa é interrompida, porém, as ONUs que já foram executadas serão mantidas e somente as subsequentes não serão mais executadas.
Para visualizar em tempo real a execução da autorização em massa, clique no botão Resumo.
O resumo tem como objetivo acompanhar a execução em tempo real ou visualizar o status de execução das ONUs.
No resumo temos os status:
Para validar a execução de determinada ONU, clique no botão Resumo, selecione a ONU desejada e clique em Visualizar.