A EFD Contribuições é um arquivo digital que reúne informações sobre contribuições sociais, como o PIS e a COFINS.
O objetivo da emissão o arquivo é registrar e apurar dados relacionados às receitas, créditos e contribuições sociais de empresas de diversos setores, como indústrias, comércios e prestadores de serviços. A escrituração é feita digitalmente, com base nos registros fiscais e contábeis da empresa.
Essa ferramenta é crucial para o controle fiscal, permitindo à Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores verificar as informações de forma ágil, precisa e transparente. Além disso, ajuda as empresas na gestão e no cumprimento das obrigações tributárias.
A responsabilidade pela entrega da EFD Contribuições é do contador da empresa. O sistema IXC Provedor gera o arquivo de forma ágil, permitindo que o contador importe as movimentações fiscais da empresa em seu próprio sistema. Durante a geração do arquivo, são incluídos apenas os blocos referentes às movimentações de entradas e saídas da empresa.
Os registros de apuração de impostos devem ser gerados pelo contador responsável.
Para gerar o arquivo Sped Contribuições, siga os passos a seguir:
Na aba Filtros preencha as informaçoes sa Empresa, Filial e o Período inicial e Período final do mês de geração do arquivo digital, conforme imagem abaixo:
Após preencher as informações, siga para a aba Opções, que servirá de base para a geração do registro 0110 do arquivo. Confira as instruções dos campos abaixo da imagem:
2. Situação Especial: Selecione uma das opções disponíveis.
3. Número do Recibo da Escrituração Anterior: Caso já tenha enviado uma escrituração anteriormente, informe o número do recibo correspondente. Se não houver entrega anterior, deixe o campo em branco.
4. Código indicador do critério de escrituração e apuração adotado: escolha a opção de geração dos registros no arquivo:
5. Código indicador do Tipo de Contribuição Apurada: indica o Código indicador do Tipo de Contribuição Apurada no Período gerado no registro 0110.
6. Código indicador de método de apropriação de créditos comuns: em caso de incidência no regime não-cumulativo.
7. Código indicador da incidência tributária no período: selecione o regime tributário da empresa.
8. Indicador da apuração das contribuições e créditos: indicar se o arquivo será consolidado ou individualizado.
9. Código da versão do leiaute: selecione a versão do leiaute que o arquivo deverá ser gerado.
Após informar os parâmetros de geração conforme a necessidade da empresa, clique em Gerar. O sistema fará as validações e, se houver erros, eles serão exibidos. Caso não haja erros, será apresentada uma mensagem de sucesso.
Para finalizar a geração do arquivo clique no botão Download, e salve o arquivo em seu computador.
O arquivo da EFD Contribuições, além de gerar as notas fiscais modelo 55, 65, 21 e 22, também pode ser utilizado para a geração das notas de serviços e notas SVA/ND.
No caso das notas de serviços, é utilizado o registro específico do bloco A da EFD Contribuições para a sua geração. Para isso, as notas de serviços precisam estar devidamente finalizadas no sistema antes da geração do arquivo.
Já as notas SVA/ND são geradas no registro F100. Esse registro abrange os demais documentos e operações oeradores de oontribuição e oréditos, ou seja deverão ser informadas no registro F100 as demais operações que, em função de sua natureza ou documentação, não sejam passíveis de serem escrituradas em registros próprios dos Blocos A, C, D e F.
Para gerar as notas de SVA/ND no arquivo deve realizar a seguinte configuração:
A EFD Contribuições consolida informações fiscais, incluindo notas fiscais tradicionais, de serviços e SVA/ND. Isso permite que o contador importe todas as notas emitidas pela empresa em um único arquivo, facilitando a gestão e o cumprimento das obrigações tributárias.