Ao validar os arquivos gerar o erro:
DEST - 406-Divergência
Este erro ocorre devido a divergências no cadastro do cliente, ao emitir notas fiscais modelo 21, é necessário verificar e editar os dados cadastrais do cadastro do cliente. Siga as seguintes etapas:
É importante garantir que todas as informações cadastrais estejam precisas e atualizadas para evitar problemas futuros.
Ao seguir essas etapas, estará corrigindo possíveis divergências no cadastro dos clientes que podem estar causando o erro 406 ao emitir as notas fiscais modelo 21.
DEST - 406-Divergência
Ao encontrar o erro mencionado em uma nota fiscal que contém desconto, é importante analisar a forma como o desconto foi lançado e como a nota fiscal foi gerada, considerando o convênio ICMS 115/03.
Quando o desconto for incluso no contrato do cliente na aba de Descontos Adicionais como um produto, a geração das notas deverão ser geradas com base no contrato, para não ocorrer o erro 406 na validação dos arquivos;
Quando o desconto for informado no produto do contrato do cliente, na aba Produto, selecione o produto, e clica no botão Editar. Após acesse a aba Desconto, as notas fiscais só podem ser geradas com base no Financeiro, para não ocorrer o erro 406;
De acordo com esta análise se a geração estiver errada, deve-se cancelar o lote e gerar conforme as instruções acima.
Assim não apresentará mais erros nas validações.
-
DEST - 406-Divergência
Um dos motivos que apresenta o erro 406 é a divergência na informação dos tributos de um determinado produto:
Precisa observar se o Tipo de tributação do produto na nota está marcado como ICMS, se estiver marcado como ISS ocorrerá erro, pois as notas modelo 21 e 22 são tributadas por ICMS. Sendo assim precisa ajustar a configuração e gerar novamente as notas.
Após as correções poderá gerar as notas novamente.
-
DEST - 406-Divergência
Entre os erros relacionados ao código 406, um deles pode ocorrer devido à classificação fiscal do produto estar em desacordo. Especificamente para notas fiscais modelo 21 e 22, a tributação deve ser sempre de ICMS, conforme o convênio solicitado. É fundamental que os produtos estejam classificados corretamente conforme a tributação exigida pelo convênio ICMS 115/03 para as notas fiscais modelo 21 e 22.
Para verificar a classificação fiscal do produto em caso de erro 406, você pode seguir as etapas a seguir:
O usuário precisará verificar também, a classificação fiscal, informada no cadastro do produto:
Após, será preciso retornar a nota que apresentou o erro deletar o item e inserir novamente para atualização da classificação fiscal correta.
Depois poderá baixar novamente os 3 arquivos e processá-los novamente no validador.
DEST - 406-Divergência
Ao retornar o erro 406, também é necessário verificar os itens da nota que apresentaram o erro, informada no relatório de log de erros. É possível que, durante a geração da nota, as informações de tributos estejam ausentes, com isto, será necessário regravar os itens com as informações corretas.
Para realizar essa verificação, siga as etapas abaixo:
Se estiverem vazios, é necessário preenchê-los com as informações adequadas, após fazer as alterações necessárias, salve novamente os itens da nota.
Para ajustar a nota fiscal, será necessário reabrir esta saída, deletar o produto que esta sem as informações de tributos e inseri-lo novamente, e finalizá-lo.
Após será necessário baixar novamente os três arquivos e validá-los.
DEST - 406-Divergência
Ao validar os arquivos do ICMS 115/03, e encontrar o erro 406, e identificar que a nota contém desconto, é necessário ajustar a classificação do produto desconto para uma classificação Não Tributada.
Isso ocorre porque, se a classificação do desconto for tributada, o sistema irá considerar o desconto como um item negativo, resultando em uma base de cálculo negativa e um valor de ICMS negativo.
Para corrigir essa situação, siga as etapas abaixo:
Deve-se criar uma nova classificação com a situação tributaria de ICMS não tributada, inserir esta nova classificação no produto desconto. Se as notas foram geradas em lote deverá excluir o lote e gerar novamente.
Caso as notas não foram geradas em lote, terá que reabrir a venda, deletar o produto desconto, inserir ele novamente com valor negativo, finalizar a venda.
Após fazer os processos acima, poderá gerar os três arquivos novamente e validá-los.
DEST - 406-Divergência
Quando ocorrer o erro 406 ao validar os arquivos das notas modelo 21/22, é importante verificar também, se não há a presença de caracteres especiais no cadastro dos produtos das notas com erro.
Para solucionar esse problema, siga as etapas abaixo:
Após remover os caracteres do cadastro do produto, deverá reabrir a venda, deletar o produto e inserir ele novamente.
Feito isso poderá gerar novamente os arquivos e validá-los.