Ao emitir uma nota fiscal de devolução, há situaçoes em que é necessario destacar os impostos de acordo com nota de compra emitida por seu fornecedor, a verdade é que nem sempre a empresa tem o mesmo tipo de impostos que o fornecedor, dessa forma é necessário fazer um ajuste de tributos para ficar conforme a nota fiscal de compra.
Veja alguns exemplos de tributações que podem ocorrer na emissão da nota fiscal de devolução:
Para criar uma nova remessa de devolução, é necessário verificar algumas informações referentes aos tributos que serão utilizados na nota fiscal. Em caso de dúvidas, sugerimos que consulte sua contabilidade.
Após obter essas informações, é possível editar a classificação tributária utilizada e inserir os dados conforme a imagem abaixo:
Na aba Tributação, preencha as seguintes informações:
Os CFOP informados precisam ser os mesmos definidos no tipo de documento utilizado para a emissão da nota. Isso é necessário para que o sistema possa identificar corretamente as informações cadastradas nesta aba ao comparar os CFOP.
Após preencher as informações da aba Tributação, siga para as abas de ICMS, IPI, PIS e COFINS e preencha conforme as situações tributárias e alíquotas informadas na nota que será devolvida. Clique no botão Salvar e siga para a emissão da nota de devolução.
Após relizar as configuraçoes anteriores, é possivel gerar a nota com destaque de ICMS e IPI, para isso siga os passos abaixo:
Preencher as seguintes informações:
Aba frete colocar se haverá frete e vendedor e pode Salvar.
Em seguida, na aba Produtos, clique no botão Novo para inserir os produtos, após clique no botão Salvar.
Após salvar o produto, clique no botão Tributos, conforme mostra a imagem abaixo:
Ao clicar em Tributos, o sistema irá direcionar para a aba de tributação. Nesta aba, os campos serão preenchidos automaticamente conforme as informações do tipo de documento utilizado para a emissão.
Siga para aba ICMS aonde será necessario preencher os valores utilizados na nota.
A informação da situação tributária será preenchida automaticamente conforme as Remessas/Devoluções inseridas na classificação tributária. Será necessário preencher manualmente as seguintes informações:
É importante destacar que isso só será possível se a classificação estiver configurada corretamente na remessa, com situação tributária 900 ou 90, dependendo do seu regime tributário. Caso contrário, qualquer alteração no item não será gravada.
Na aba de IPI,é necessario informar os valores que deseja destacar, Conforme imagem abaixo:
Após preencher os valores, clique em Salvar. Em seguida, baixe a Pré-DANFE e verifique se os valores destacados estão de acordo com a nota que está sendo devolvida.
Caso os valores e a nota estejam corretos, você pode Validar e finalizar a nota.
É comum que empresas enquadradas no Simples Nacional ultrapassem o limite de faturamento e, consequentemente, precisem iniciar o destaque de impostos, como o ICMS, IPI, PIS e COFINS. A seguir, abordaremos o procedimento adequado para a Classificação Fiscal necessária no destaque dos tributos.
Para iniciar é necessário obter algumas informações com a sua contabilidade ou assessoria Fiscal.
Após obter as informações seguiremos para o cadastro de uma nova classificação tributaria, conforme passos abaixo:
Na aba Tributaçao, será necessario preencherer as infromaçoes abaixo:
Após preencher as informaçoes siga para aba ICMS.
Dependendo da CST/CSOSN que inserir ira abrir o campo para informar a Alíquota de ICMS, lembrando que essas informações são passadas pela contabilidade ou assessoria fiscal.
Após preencher os campos clique no botão Salvar e siga para aba IPI.
IPI é o Imposto sobre Produtos Industrializados. É um imposto federal aplicado sobre a industrialização, a importação de produtos industrializados do exterior e a comercialização de alguns produtos específicos.
Caso precise destacar o IPI, solicitar as seguintes informações para a Contabilidade ou Acessória Fiscal.
Após inserir IPI clique em Salvar, porém, caso queira fazer destaque de PIS e COFINS podemos clicar na Aba de PIS e inserir a Situação Tributaria e Alíquota, na Aba de COFINS seguirá a mesma configuração só alterando a alíquotas. Conforme Imagem abaixo.
Após fazer toda a configuração de sua classificação fiscal, clique no botão Salvar e siga para o cadastro do produto que será utilizado na Nota Fiscal.
Para acessar o produto, siga o seguinte caminho:
Inserir a classificação fiscal criada no campo Classificação Fiscal Saída, após clique no botão Salva.
Após essa configuração pode ser iniciada a venda com o destaque de ICMS, IPI, PIS e COFINS de acordo como foi definido na classificação tributaria.
ATENÇÃO: As informações descritas nas imagens são apenas exemplos. Todas as informações a serem inseridas no sistema devem ser consultadas com a contabilidade ou assessoria fiscal.