OBJETIVO : O objetivo da WIKI em questão é demonstrar a nova forma de configuração de Backups do Sistema IXC Provedor, visando que nossos clientes executem a nova configuração com praticidade.
A nova forma de backup possui a finalidade de tornar a rotina de salvamento de arquivos um processo rápido e prático na configurações de Backups dos clientes, fazendo com que desta forma simultaneamente várias nuvens possam estar integradas ao IXC Provedor.
A nova configuração possui um campo próprio destinado a configuração de grupos e drives para integração, que está localizado na aba: Ferramentas > Backup { Grupos de Backup, Integração de Drives }.
Nessa etapa é aonde é vinculado as clouds no IXC Provedor do cliente, inserindo IP's, logins e senhas conforme a necessidade da ferramenta que será utilizada para backups.
Nesse etapa, selecione a opção desejada {MEGA, Rclone ou FTP} , inserir o login, senha e IP (no caso do FTP, também o host e porta) e salvar as informações no botão SALVAR.
Após a integração da Cloud, vamos para a criação de grupos de backup.
OBSERVAÇÃO: Caso seja selecionado a opção Rclone, é necessário entrar em contato com o Suporte e Manutenção de Servidores da IXCSoft, para que seja finalizada a configuração do lado do servidor. Cloud's como GOOGLE DRIVE, DROPBOX, ONE DRIVE e AMAZON S3 são configuradas pela ferramenta em questão.
Após realizar a integração com o Drive, precisamos vinculá-lo a um GRUPO, no qual serão definidos os parâmetros de horários, descrições, quantidade de backups mantidos em CLOUD e no SERVIDOR (sim, agora esse parâmetro conta para ambos), além das notificações.
Nesse caso, apenas importante tomar o cuidado para verificar pelo histórico quanto tempo leva para gerar um backup no sistema, pois caso contrário podem haver conflitos entre o processo que já está sendo realizado e o que irá ser inicializado.
Após vincular as informações necessárias, basta apenas salvar e caso o cliente permita, executar o grupo de backup, para se certificar que a criação esteja correta.
É de extrema importância que seja criado uma pasta separada apenas para destinar os backups do IXC, pois caso contrário, podem ocorrer problemas de envio do mesmo via RCLONE, tendo em vista que o mesmo lista os arquivos presentes na CLOUD e no caso de muitos dados presentes pode "travar", não realizando assim o envio.
Caso seja um IXC novo, uma instalação inicial, apenas realizando os procedimentos acima já irá operar normalmente a rotina de Backup.
Porém, em alguns casos, quando o IXC Provedor já está em produção, é importante lembrar de excluir os processos de backup do antigo local de execução que era configurado, em Ferramentas > Agenda de tarefas.
Isso se deve ao fato que caso não seja excluído os agendamentos em questão, pode ocorrer uma duplicidade de tarefas no sistema, o que acarretará em uma falha no backup.