Resumindo o SMB/CIFS é um protocolo de redes que permite o compartilhamento de arquivos através dos nós de uma rede. O protocolo é baseado em um design do cliente onde este envia pacotes de requisições ao servidor, o servidor por sua vez envia pacotes de resposta ao cliente. Cada pacote que é enviado contêm um cabeçalho padrão e mais dois campos de tamanho variável que são utilizados para informações específicas do pacote. Os pacotes também possuem um campo de comando que indica o propósito do pacote. Campos de comando comum indicam se o pacote é de login, abertura de arquivo, leitura de arquivo ou escrita de arquivo.
Em nosso cenário será usado um compartilhamento criado em Computadores com Sistema Operacional Windows, com intuito de disponibilizar esse compartilhamento como Storage para armazenamento de itens do Hypervisor Proxmox.
Criar o compartilhamento no Windows, preferencialmente com senha, evitando problemas de segurança em sua rede. Armazene os dados de criação do compartilhamento.
Para concluir o teste, abra o executar e digite \\127.0.0.1 ira mostrar a disponibilidade do compartilhamento local.
Crie uma pasta no seu Proxmox onde será apontado a montagem do seu compartilhamento remoto.
#mkdir /mnt/arquivos
Acesse seu Hypervisor Proxmox via ssh e abra o arquivo para inserir os dados do compartilhamento:
nano/etc/fstab
Adicione a linha:
#//ip_do_compartilhamento/arquivos /mnt/arquivos cifs username=usuario,password=senha,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0
Observe que foram inseridos os dados de + <diretório local no proxmox> + + <dados de segurança, usuário e senha do compartilhamento> + <permissões que o Proxmox terá no diretório>
Salve e saia do editor
Criar o Storage dentro do Proxmox apontando o destino da pasta mencionada, acesse seu Proxmox pelo navegador e acesse Datacenter>Storage>Adicionar:
Informe os dados do compartilhamento: