O monitoramento de host em concentradores refere-se ao acompanhamento e avaliação do desempenho, disponibilidade e integridade desses dispositivos.
Para realizar a configuração das notificações, é necessário já possuir um grupo de monitoramento configurado. Para configurar o Grupo de Monitoramento de Host, clique aqui.
Neste manual, constarão informações que viabilizarão o controle e gerenciamento de hosts.
Confira, a seguir, como configurar o recebimento de notificações de SMS, e-mail e telegram para o monitoramento de host.
Notificações de SMS
¶ Como realizar a configuração da mensagem de SMS para notificação de grupo de monitoramento
Para configurar o envio das notificações por SMS, é necessário possuir uma integração de Gateway SMS previamente integrada ao seu sistema. A partir do uso da integração, realizaremos o cadastro da mensagem de SMS e após, a configuração da mensagem no grupo de monitoramento de host.
Passo 1: Como realizar a configuração da mensagem de SMS
Passo 2: Configuração no grupo de monitoramento
Para realizar a criação de mensagens de SMS marketing, siga as etapas a seguir:
Acesse Menu sistema;
Selecione a opção CRM;
Em seguida, clique em Marketing;
Clique em SMS marketing;
Selecione o botão Novo, para cadastrar uma nova mensagem de SMS;
Preencha os campos, conforme a descrição a seguir:
Gateway SMS: clique na lupa e selecione a integração de Gateway SMS que ficará responsável por efetuar o envio desta mensagem;
Remetente: campo de preenchimento opcional. Informe qual o remetente que constará ao destinatário ao receber a mensagem, como por exemplo, uma identificação de seu provedor;
Descrição: O campo define a descrição do SMS para o provedor. Este campo nunca será enviado ou mostrado para o destinatário;
Mensagem: indique o conteúdo de texto da mensagem;
Variáveis: para incluir uma variável no corpo da mensagem, clique sobre o botão de Variáveis para identificar na listagem a variável que deseja incluir no campo, de modo a substituir determinada informação.
O que é uma variável? (saiba mais)
As variáveis são valores que podem ser substituídos quando existe a variação da informação. É possível incluir variáveis para que, no ato do envio da mensagem para mais de um destinatário, a informação da variável seja preenchida individualmente para cada envio, com a respectiva informação para cada cliente.
Observações: 1. Antes de utilizar as variáveis, cheque a capacidade de envio de caracteres do seu Gateway SMS. Gateways de SMS que realizam a conversão da mensagem para WhatsApp possuem capacidade de caracteres maior que o envio de SMS convencional.
2. O meio de envio, isto é, o caminho utilizado para realizar o envio (como relatórios, financeiro do cliente/contrato, cobrança automática e outros) pode impactar no uso de variáveis. Atente-se para o objetivo de envio da mensagem e escolha um meio de envio compatível ao uso das variáveis. Exemplo: ao utilizar variáveis financeiras, opte por envios feitos pelo CRM de cobrança, relatório de emissão de boletos e financeiro do cliente, caminhos estes que viabilizam o preenchimento de informações de cunho financeiro na variável utilizada.
Na aba de Teste de envio de SMS, o sistema viabiliza um envio de teste para avaliar como a mensagem será enviada ao destinatário e se está sendo enviada corretamente pelo Gateway SMS.
Para realizar o envio de teste, o cadastro desta mensagem deve estar finalizado. Siga os passos a seguir:
No campo Número celular destinatário, preencha com o número que irá receber esta mensagem;
Clique em Enviar teste para efetivar o envio;
Para mais informações sobre SMS Marketing, clique aqui
Após configurar a mensagem de SMS Marketing, siga ao passo 2 deste tópico para dar sequência à configuração.
Após a configuração da mensagem de SMS para o envio de notificações de monitoramento, vincule-a na aba de Notificações no Grupo de monitoramento, conforme os passos a seguir:
Preencha os campos apresentados, conforme a imagem a seguir:
Mensagem SMS quando off-line: clique sobre a lupa e selecione a mensagem cadastrada no passo anterior, que será enviada ao número de telefone indicado no campo abaixo. Esta será a mensagem que será enviada ao número quando o host estiver off-line;
Número de celular dos responsáveis: insira neste campo o número de telefone do responsável que deve receber a notificação em SMS caso o host esteja off-line. Se necessário incluir mais de um número, insira uma vírgula e insira o outro número de telefone. Exemplo: 49 3344-6001, 49 3344-6002.
Após concluir as configurações, já terá a mensagem de SMS configurada para envio das notificações quanto à configuração do grupo de monitoramento de host no IXC.
Notificações de Telegram - configuração BotFather
¶ Como realizar a configuração do BotFather no Telegram
O BotFather é uma conta especial do Telegram que permite que os usuários criem, configurem e gerenciem alguns bots na plataforma. Tem como objetivo auxiliar desenvolvedores a criar bots no Telegram. Neste caso, utilizaremos-o como gerencimento de host.
Passo 1: Configuração do bot
Passo 2: Configuração no IXC
Passo 3: Grupo de monitoramento
Para realizar a configuração do BotFather, siga os passos a seguir, conforme a descrição e vídeo abaixo:
Dica: altere as configurações do seu navegador para português para facilitar o entendendimento do passo a passo descrito no chat do Telegram.
Acesse o Telegram e na barra de pesquisa, insira na busca "BotFather";
Abra um chat com o BotFather selecionando-o e envie a mensagem com o comando: /newbot;
Após, informe um nome ao seu bot conforme solicitado pela plataforma;
Inclua ao nome do informado para seu bot, o sufixo _bot. Exemplo: ixchost_bot;
Um token será gerado. Guarde-o em um bloco de notas, pois utilizaremos-o na configuração no IXC.
Agora, cadastraremos no Telegram um grupo com o bot para extrairmos o ID do chat, sendo este um dado importante para a comunicação entre o IXC e o bot BotFather, conforme o passo a seguir. Clique sobre o ícone de lápis em azul e selecione a opção New Group;
Na criação do grupo, insira como membro o bot cadastrado. Informe na barra de consulta o nome do bot cadastrado nos passos anteriores;
Defina um nome ao grupo e clique na seta na parte inferior da tela, para confirmar a criação do grupo;
Interaja no grupo cadastrado com algumas mensagens, como por exemplo, o envio do comando "/start", conforme o print abaixo:
Agora, na barra de consulta do seu navegador, cole a busca a seguir:
O campo (token) deve ser substituído pelo token gerado no BotFather. Aplique a busca no navegador e copie a numeração apresentada na seção do código apresentado {"id":-, como no exemplo abaixo:
A numeração trazida, sendo esta o ID do chat, deve ser amarzenada também em um bloco de notas. Estes dados serão importantes para o passo 2.
Atenção: após concluir essa configuração, siga para o passo 2.
Neste passo, iremos estabelecer a comunicação do bot com o IXC Provedor, mediante o uso do Monitoramento de Host configurado no IXC.
Atenção: em caso de auxílio para realizar a configuração de Monitoramento de Host no IXC Provedor, entre em contato com o nosso setor de Integração Rede Sistema, mediante um atendimento. Abra um atendimento clicando aqui
Para configurar o bot no IXC, siga os passos a seguir:
Na seção Telegram, preencha os campos a seguir:
🔹Token Bot Telegram: clique sobre a lupa e preencha o Bot cadastrado no passo 2;
🔹Telegram chat ID responsável: insira o chat ID extraído no passo 1;
Confira o processo em vídeo:
Clique em Salvar para validar as modificações.
Após concluir as configurações, já terá o Telegram Bot configurado para recebimento das notificações quanto à configuração do grupo de monitoramento de host no IXC.
Notificações de e-mail
Passo 1: Como realizar a configuração da mensagem de e-mail
Passo 2: Configuração no grupo de monitoramento
Para configurar o envio das notificações por e-mail, é necessário realizar o cadastro de uma integração de SMTP ao seu sistema. A partir do uso da integração, realizaremos o cadastro da mensagem de e-mail e após, a configuração da mensagem no grupo de monitoramento de host.
Acesse menu Configurações;
Selecione a opção Integrações;
Clique na pasta E-mail SMTP;
Clique sobre o botão Novo, para cadstrar uma nova conta de e-mail:
Preencha os campos, conforme a descrição a seguir:
Na aba SMTP, realizaremos a configuração principal da conta de e-mail, estabelecendo a comunicação com o servidor de e-mail. Preencha os campos conforme apresentados:
Servidor de saída: essa informação precisa ser confirmada pelo servidor que você utiliza, pois não se trata de um padrão, podendo variar de acordo com cada provedor de e-mail. Insira o servidor de saúda de sua conta de e-mail. Alguns exemplos: smtp.gmail.com, mail.dominio.com.br;
E-mail de envio: insira o e-mailque constará como remetente ao destinatário;
Usuário: insira o endereço de e-mail que utiliza para acessar sua conta de e-mail;
Senha: insira sua senha de acesso ao endereço de e-mail preenchido no campo anterior;
Porta: a porta é um endpoint de comunicação e tem como objetivo garantir que os e-mails sejam enviados e as informações sejam trocadas entre os servidores de e-mail. Verifique nas configurações da sua conta de e-mail para validar qual porta utilizar, se a 587 ou 465;
Requer autenticação: a autenticação é utilizada para enviar os e-mails por algum gerenciador, utilizando as credenciais de acesso à sua conta. Marque esta opção como sim, para permitir a comunicação do IXC com o seu servidor de e-mail;
Tipo de segurança: o tipo de segurança abrange mecanismos que criptografam mensagens enviadas pelo servidor de e-mail e tornam segura a transmissão de dados.
🔹 O tipo de segurança TLS (Transport Layer Security) suporta a porta 587, permitindo o envio de e-mails com segurança;
🔹 O tipo de segurança SSL (Secure Sockets Layer) suporta a porta 465, permitindo a comunicação criptograda enviada entre os e-mails;
Codificação UTF8: a codificação de UTF-8 é a codificação comum de todos os caracteres na web. É capaz de representar qualquer caractere especial, como letras acentuadas. Marque como sim para que a codificação destes caracteres seja ativada e o conteúdo da mensagem não seja desconfigurado.
Forçar codificação: nesta seção, pode optar por qual tipo de codificação e formatação utilizar. Recomendamos utilizar sempre a codificação UTF-8, pois é a formatação mais eficiente. Selecione uma das opções disponíveis, entre elas, as seguintes:
🔹 ISO-8859-1
🔹 UTF-8
🔹 Automático
E-mail de destino para teste: insira um e-mail de destino para teste;
Limite de e-mails por hora: verifique em seu servidor de e-mail qual o limite de envios por hora da sua conta e insira o valor neste campo;
Limite de e-mails por dia: verifique em seu servidor de e-mail qual o limite de envios por dia da sua conta e insira o valor neste campo;
Na aba Mensagem, preencha o conteúdo de mensagem que esta conta de e-mail terá como padrão,conforme os campos a seguir:
Responsável de envio: recomendado utilizar o nome da empresa ou departamento responsável. Constará como o responsável de envio/destinatário na mensagem de e-mail;
Assunto: indique o assunto da mensagem de e-mail;
Mensagem: insira o conteúdo da mensagem que será enviada ao destinatário.
Na aba Fila, serão apresentadas as mensagens que obtiveram requisição de envio no IXC Provedor. Todas as mensagens enviadas por um determinado SMTP, passarão para fila antes de serem efetivamente enviadas.
Nesta grid, conseguimos visualizar informações gerais sobre o disparo, conforme cada coluna:
Status: o status pode variar entre aguardando ou enviado.
🔹 Aguardando: indica que a mensagem ainda consta na fila de envios, aguardando que o sistema conclua o processo de envio;
🔹 Enviado: indica que a mensagem saiu da fila de envios e a requisição foi concluída. Este status não deve ser confundido com o status de sucesso dos logs de e-mail, pois em caso de falta de comunicação do SMTP com o IXC, a mensagem que for enviada da fila ainda irá assumir o status de "Enviado".
Nome: apresenta o nome do cliente que foi direcionado em receber a mensagem;
Assunto: apresenta o assunto definido na mensagem enviada;
Data inclusão: respectivo ao período de inclusão da mensagem na fila;
Data envio: respectivo ao período de envio efetivo da mensagem, momento em que foi despachada da fila e enviada ao cliente;
Prioridade: prioridade padrão de 3, na escala da fila de envio;
Anexos: quando um PDF ou arquivo for enviado, indica o diretório de onde encontra-se este documento no sistema e sua identificação.
Após configurar o SMTP, siga ao passo 2 deste tópico para dar sequência à configuração.
Após a configuração da conta de SMTP para o envio de notificações de monitoramento, vincule-a na aba de Notificações no Grupo de monitoramento, conforme os passos a seguir:
Preencha os campos apresentados, conforme a imagem a seguir:
E-mail SMTP: conta de e-mail que irá realizar o envio da notificação. Clique sobre a lupa e vincule a conta de e-mail que cadastrou no passo 1 deste tópico;
E-mail de destino: insira um endereço de e-mail de envio que receberá a notificação do monitoramento de host.
Após realizar as alterações, clique em Salvar para validar as modificações e efetivar a configuração do envio de notificação por e-mail.
Enviar notificação pelo app
Para configurar o envio das notificações push pelo aplicativo do IXC Provedor (Mobile), é necessário realizar algumas parametrizações no grupo de monitoramento de host e também no usuário cadastrado no sistema. Confira, a seguir, as configurações a serem feitas:
Clique sobre o parâmetro Enviar notificação pelo APP para ativar o envio da notificação push pelo aplicativo Mobile, conforme o vídeo a seguir:
É necessário liberar essa opção nas propriedades do usuário, e o usuário precisa ter efetuado login ao menos uma vez no App.
Após ativar o parâmetro do envio da mensagem, ative o parâmetro também no usuário que irá acessar o aplicativo. Siga os passos a seguir:
Acesse Menu configurações;
Selecione a opção Usuários;
Em seguida, selecione o usuário que terá acesso ao mobile e receberá as notificações push;
Clique em Editar;
Acesse a aba Parâmetros;
Na seção Provedor, marque a caixa de seleção ao lado direito do parâmetro Receber notificação no APP do monitoramento de host par ativar o parâmetro;
Clique em Salvar para validar as modificações.
Acesse seu aplicativo IXC Mobile e mantenha seu usuário logado para receber as notificações de monitoramento de host.
As notificações push configuradas são padrão do sistema, não sendo possível realizar alteração.
Cadastro da tarefa de Monitoramento de Host
Para complementar o processo de monitoramento de host, é necessário realizar o cadastramento da tarefa de Monitoramento de Hosts, encarregada de atualizar o status dos concentradores para o acompanhamento pelas notificações.
Confira, a seguir, como realizar o cadastro da tarefa de Monitoramento de Host:
Acesse Menu ferramentas;
Selecione a opção Ferramentas;
Seleciona a opção Agenda de tarefas;
Em seguida, clique no botão Novo;
Realize as configurações de período de execução da tarefa, conforme os campos apresentados:
🔹 Tarefa: clique no botão para o sistema apresentar a listagem de tarefas e preencha com a tarefa de Monitoramento de Hosts.
🔹 Minuto: preencha o intervalo de minuto, para isso, utilizaremos a estrutura de astrerísco, barra e o número associado ao campo. Exemplo: */10. Desta forma, o sistema irá considerar a execução desta tarefa em um intervalo de 10 minutos, executando a cada 10min. Identifique o melhor período de execução para sua realidade e insira no campo ao realizar o cadastro da tarefa. Consulte a imagem acima para visualizar o exemplo.
🔹 Hora: marque a opção Todos.
🔹 Dia do mês: marque a opção Todos.
🔹 Mês: marque a opção Todos.
🔹 Dia da semana: marque a opção Todos.
Clique em Salvar para finalizar a configuração da tarefa.
Após salvar a tarefa, o sistema já irá iniciar o processo de atualização de dados do monitoramento.