Para criar um novo grupo de usuário, siga os passos abaixo:
Na tela seguinte, preencha os campos:
Grupo: Nome do grupo de usuários;
Descrição: Opcional - Informações sobre o grupo;
Redes permitidas: Caso deseje, para ampliar a segurança dos acessos ao sistema. Nesse campo deve-se inserir qual a rede o usuário terá permissão para conexão, se optar também apresentando o horário que ficará disponível o acesso. Assim, o usuário poderá acessar via rede direta da empresa ou por VPN em local externo, para saber como configura uma VPN,
clique aqui;
Horários permitidos: Horários no qual o grupo poderá ter acesso ao sistema. Ex: 08:00:00-11:45:00; 13:30:00-18:00:00;
Caso tenha dúvidas sobre permissões de usuário, consulte: Como alterar as permissões no grupo de usuário.
Após seguir os passos acima, clique em Salvar.
Pode-se também configurar outras abas de acesso como:
Abas como Dashboard / Dashboard cards e InMap pode-se configurar quais informações e menus serão apresentados para uso dentro do sistema para que os usuários do grupo possam observar, como a dashboard inicial do IXC.
Para restringir o acesso de um grupo de usuários no sistema e definir quais permissões eles terão, siga os passos abaixo:
Após editar, clique na aba Permissões. Nesta tela podem ser editadas várias informações, desde menus, campos e botões que podem ser deixados habilitados, ocultos ou somente para leitura.
Para bloquear/liberar uma permissão, no campo Formulário insira a informação de permissão. Nesse campo pode ser pesquisado o menu que deseja bloquear/liberar, como por exemplo Contas, conforme exemplo abaixo:
Após a pesquisa, clique no Enter e o sistema irá se encarregar de buscar tudo que existe relacionado à contas a receber.
Todas as permissões possuem opções como Acesso / Menu / Novo / Alterar / Duplicar / Salvar / Cancelar / Deletar / Listar.
Exemplo: Menu Sistema ➜ Receber ➜ Contas a receber, será desabilitado no menu Saída no menu secundário Contas a receber para esse grupo de usuário. Para fazer isso, clique no botão Liberado, na mesma coluna do menu, que ele passará a ser Bloqueado.
Para bloquear somente uma opção parcial, e não o menu todo, após digitar no campo pesquisa por nome e selecionar o que deseja desabilitar, ao lado do filtro pesquisa por nome há um botão chamado Permissões Avançadas. Nesse campo é possível fazer edições dentro do menu para desabilitar campos e botões específicos.
Exemplo: dentro do contas a receber, será desabilitada somente as opções Alterar e Editar. Após selecionar o menu Contas a Receber, clique em Permissões avançadas.
Na aba Botões, clique no botão verde Liberado, ao mesmo tempo ele ficará vermelho Bloqueado. Não precisa clicar em salvar após finalizar o procedimento.
Após o bloqueio das opções Alterar e Editar, o usuário pertencente ao grupo onde foi alterado não vai possuir os dois botões.
Tanto botões quanto abas dentro do filtro Permissões avançadas podem ser escondidas, como por exemplo, no botão editar que foi bloqueado, poderia mantê-lo liberado, porém deixar oculta uma aba específica, como por exemplo a aba Recebimentos:
Feito isso, o usuário que estiver com essa edição, ainda conseguirá visualizar a aba recebimentos, porém não conseguirá clicar nela para visualizar o que tem, e nem fazer qualquer edição na aba. A aba ficará com uma tonalidade mais escura.
Novamente, dentro Permissões avançadas, ainda pode ser feita mais uma edição. Anteriormente ocultamos uma aba, mas se ainda assim quiser permanecer a aba, porém quer ocultar somente um filtro dela, isso pode ser feito também. Dentro do filtro permissões avançadas, vá até a aba Campos. Nesta aba, temos 3 opções: Ao cadastrar, Ao editar, e No grid, essas 3 opções vão servir para identificar em qual campo quer que seja ocultado, ou ao editar, ou ao cadastrar, ou no grid.
Vamos usar novamente como exemplo o menu Contas a receber, botão Editar, e Novo na aba Contas a receber. Supondo que nessa aba queira que ela permaneça editável, porém o campo Conta de receita queira ocultar, para não aparecer para o usuário, ou queira deixar só como um campo de leitura, onde o usuário poderá visualizar, mas não poderá editar.
Para fazer isso vá no Grupo de usuários novamente, procure o grupo que quer editar, vá na aba Permissões, no filtro Pesquisar por nome, e pesquise novamente por Contas a receber, vá em Permissões avançadas, na aba Campos procure o campo Conta de receita. Na aba Campos, como dito acima, tem tanto a opção de deixar somente como leitura, sem poder fazer edição, tanto quanto ocultar, sem o usuário se quer poder visualizar o campo.
Para deixar somente como leitura, clique sobre a permissão que quer editar, no caso do nosso exemplo, no campo Conta de receita, iremos deixar Ao cadastrar e Ao editar esse campo somente como campo de leitura clicando uma vez sobre o Habilitado.
Quando inserimos o campo para Somente leitura, ele permanece quase igual, porém fica em uma tonalidade um pouco mais apagada, não permitindo editar, e sim só ler.
Para ocultar, fazendo com que o usuário não consiga mais visualizar, seguindo o exemplo, após clicar em Conta de receita para deixá-la como somente leitura, clique novamente, que vai mudar para Oculto, assim o usuário não conseguirá mais visualizar o campo.
Como fica a visualização pelo usuário vinculado ao grupo editado, tanto ao cadastrar no menu Saída ➜ Contas a receber, quanto Ao editar, o campo Conta de receita não aparecerá mais após deixado como Oculto:
Essas permissões liberam alguns acessos que serão padrão para todos os usuários do grupo, sendo esses:
Filtrar registros por filial: Permite que os usuários do grupo possam ter acesso às demais filiais registradas no sistema, não limitando apenas a filial na qual está cadastrada;
Filtrar FiberDocs por filial: Filtra os projetos criado no fiberdocs em cada filial, se marcado aparece os projetos da filial que está logado e tem acesso;
Filtrar requisições de material: Estando marcado as requisições serão filtradas de acordo com o técnico;
Filtrar O.S por cliente: Caso esteja desmarcado, serão respeitados os filtros de técnico responsável, ou seja, se filtrar o técnico na grid de OS, vai filtrar também no cliente na aba OS. Caso esteja marcado, na grid de OS irá mostrar somente as OS do técnico (conforme configurado), mas no cliente, aba OS, vai mostrar todas;
Permite exportar em xls: Permite aos usuários do grupo exportar os documentos em XLS.
Permite atualizar software: Permite os usuários do grupo atualizar o software (sistema).
Permite chamar suporte ixc: Permite os usuários do grupo abrir chamado na plataforma de atendimento.
Permite alteração de data base financeiro: Permite alteração da data base, para saber mais acesse aqui.
Permite visualizar auditoria: Se marcado esse campo, é permitido que seja visualizada as autorias do sistema que trazem as informações dos logs de alteração em todas as funções do sistema.
Habilitar pesquisa na barra de pesquisa da dashboard: Possibilitando utilizar a barra de pesquisa que se encontra na parte superior da dashboard.
Permite listar caixas: Quando estiver marcado, usuários sem caixa vinculado terão acesso a todos os caixas, na grid e nos relatórios, já usuários com um ou mais caixas vinculados terão acesso apenas a estes caixas vinculados. Quando estiver desmarcado o usuário visualizará todos os caixas, tanto na grid quanto nos relatórios.
Menu: Se marcar habilitar mostra todos os menus nas permissões avançadas para que o usuário adm possa configurar os menus para habilitar ou esconder aos usuários do grupo. Se esconder, alguns menus não aparecerão para ser configurados.
Botões: Se marcar habilitar mostra todos os botões nas permissões avançadas para que o usuário adm possa configurar os botões para habilitar ou esconder. Se esconder, alguns botões não aparecerão para ser configurados.
Campos: Se marcar habilitar mostra todos os campos nas permissões avançadas para que o usuário adm possa configurar os botões para habilitar ou esconder. Se esconder, alguns botões não aparecerão para ser configurados.
Acesso ao IXCVoty: Habilita ao acesso ao IXCVoty, para saber mais sobre acesse aqui.
Seção: retrospectiva
Visualização: Selecione entre as opções: Baseado em permissões, Habilitar ou Esconder, qual a que melhor se adequa para você. Dependendo da opção selecionada, é possível visualizar uma retrospectiva do ano durante os dias 15/12 e 15/01, sobre as operações e resultados da empresa, que constam no sistema.
Baseado em permissões: caso selecionado, será verificado de forma automática se o grupo tem permissão aos dados de Contas a receber;
Habilitar: caso selecionado, independente das permissões, o grupo terá acesso à retrospectiva;
Esconder: caso selecionado, independente das permissões, o grupo não terá acesso à retrospectiva.
Quando aparecer a seguinte mensagem: Você não tem permissão para atualizar! Favor configurar a permissão no grupo de usuários!
Deve-se identificar em que grupo está esse usuário e então ir em Configurações do sistema ➜ Usuários ➜ Grupo de Usuários. Após localizar, clique em Editar, na primeira aba Grupo, há um filtro chamado "Permite atualizar software", marque esse filtro e clique em Salvar. O usuário terá que atualizar a página para conseguir realizar a atualização do software.
Observação: Se você não tiver permissão para ver o Grupo de usuários, peça para um administrador do sistema (proprietário/gerente que possui acesso completo ao IXC) liberar essa opção para você se for necessário.
Primeiramente é necessário acessar Configurações ➜ Usuários ➜ Usuários, selecionar o usuário e clicar no botão Editar.
Ir na aba Parâmetros, no campo Caixa para recebimento, puxar a conta caixa que o usuário poderá efetuar os recebimentos e Salvar.
O segundo passo é acessar as permissões do grupo de usuário e configurar para que o usuário não possa ter a possibilidade de escolha de conta para recebimento. Para isso, faz-se necessário acessar Configurações ➜ Usuários ➜ Grupo de usuários, selecionar o grupo e clicar no botão Editar.
Acessar a aba Permissões e no campo Formulário digitar Receber, selecionar a opção Sistema ➜ Receber ➜ Contas a receber (receber) e clicar no botão Permissões avançadas.
Ir até aba Campos, selecionar a linha Conta/Caixa e definir somente como leitura ao cadastrar e ao editar.
Ao usuário fazer o recebimento o campo de Conta/Caixa ficará apenas como visualização, sem permitir alterar o caixa para recebimento.
Para duplicar um grupo de usuário é necessário acessar menu Configurações Usuários ➜ Grupo de usuários ➜ selecionar o cadastro do grupo de usuário e clicar no botão Duplicar Grupo:
O sistema solicitará uma confirmação para duplicar o grupo:
Um novo grupo de usuários será criado importando todas as permissões existentes no grupo de origem e seu nome será criado com o sufixo (Cópia), podendo este ser alterado editando o registro:
A configuração necessária para cada usuário realizar o download de arquivos no ixc, pode ser configurada diretamente no grupo de usuário, seguindo Configuração ➜ Usuários ➜ Grupo de Usuários, selecionar o grupo e editar:
Logo após editar o grupo de usuário desejado, é necessário deixar a caixa de "permitir exportar em xls" como sim:
Deste modo seu usuário está configurado para realizar downloads de relatório no formato de XLS no seu sistema IXC.
Para alterar permissões que sejam referentes à mapas deve-se editar o Grupo de Usuários acessando na aba Configurações o menu Configurações ➜ Usuários ➜ Grupos de Usuários. Edite o Grupo de Usuário desejado clicando duas vezes em cima do registro ou selecionando e clicando no botão Editar:
A janela de edição do Grupo de Usuários será aberta, acesse a aba InMap. Esta aba contém uma lista de permissões referentes aos mapas do sistema. Para alterar uma permissão clique duas vezes na linha do registro desejado ou selecione a linha e clique no botão Alterar Permissão:
A janela de alteração de permissão será aberta, selecione a permissão desejada no campo Permissão e clique no botão Salvar:
Para trocar a senha do usuário é necessário acessar as Configurações ➜ Usuários ➜ Trocar senha :
Ao salvar a senha ela ficará Criptografada. A criptografia é uma forma de segurança de informações utilizada em vários ambientes digitais, ela faz com que a senha não tenha mais o formato original e, portanto, não possa ser lida, como pode-se observar no cadastro do usuário.
A função de Chamar o suporte IXCsoft é muito utilizada, por isso, foi criada uma permissão para ter a possibilidade de desabilitar essa funcionalidade a um determinado grupo de usuários.
Essa opção é mostrada na tela ao clicar com o botão direito em qualquer lugar do sistema, conforme a ilustração abaixo:
Então para bloquear esse recurso para um determinado usuário, é necessário acessar o menu de Configurações ➜ Usuários ➜ Usuários. Selecionar o usuário em questão e Editar:
Após isso, é preciso acessar o grupo em que esse usuário está vinculado, lembrando que essa alteração vale para o grupo de usuário, ou seja, qualquer outro usuário que estiver vinculado ao grupo em questão será desabilitado o recurso de Chamar o suporte IXCsoft também.
Para acessar o grupo de usuário pode buscar e Editar, ou apenas pressionar a tecla F3 do seu teclado. Conforme ilustração abaixo:
Feito isso, dentro da primeira aba do grupo de usuário possui o campo Permite chamar suporte IXCsoft, para desabilitar essa opção é preciso desmarcar a caixa de seleção e Salvar.
Contudo, após feito isso, o usuário que foi alterado deverá relogar para aplicar a alteração. No momento que ele clicar com o botão direito em Chamar suporte IXCsoft, deverá aparecer a seguinte mensagem: "Este grupo de usuário não tem permissão para chamar o suporte da IXCsoft, entre em contato com o seu administrador para alterar essa permissão".
Acessar Configurações ➜ Grupos de Usuários no grupo bloqueado clicar em Duplicar (sendo que o grupo bloqueado é o grupo que não tem nenhuma permissão, sendo assim mais fácil a liberação do que necessário) conforme a imagem a abaixo:
Posterior editar o grupo duplicado, alterar o nome, conforme a imagem a baixo:
Para fazer a liberação das permissões necessárias basta ir em Permissões, no campo 'Formulário' inserir Receber, conforme a imagem a baixo
Selecione a opção Sistema > Receber > contas a receber (Receber), e clicar em Permissões avançadas conforme a imagem a baixo:
Ao abrir a tela na aba menu fazer a liberação total e Salvar, conforme a imagem a baixo:
A mesma coisa se aplica na aba Botões, fazer a liberação total e Salvar, conforme a imagem a baixo :
Em Abas e Campos também fazer a liberação e a habilitação, conforme as imagens a baixo:
Campos
Feito isso é necessário liberar o menu recebimentos (Sistema ➜ Receber ➜ Contas a receber (Recebimento) )em seguida clicar em Permissões avançadas, conforme imagem abaixo:
Fazer o mesmo processo de liberação do primeiro passo a passo, segue as imagens a baixo :
Aba Menu:
Aba Botões :
Aba Abas :
Aba Campos :
Feito isso só é necessário liberar o menu ponto (Sistema ➜ Receber ➜ Ponto de recebimento) e todas as permissões avançadas de recebimento.
E fazer a liberação de todas as permissões conforme imagens a baixo :
Aba Menu :
Aba Botões :
Aba Abas :
Aba Campos :
Feito isso está pronto o grupo, é só vincular ao funcionário e colocar em uso.
Para liberar o acesso a um grupo de usuário, pode está indo pelo seguinte caminho. Configurações ➜ Usuário ➜ Grupo de usuários.
Seleciona o grupo desejado e clica no botão Editar como mostra a imagem abaixo.
No campo de Formulário digite ONU. Em seguida clique em Enter. Irá aparecer as opções relacionadas a pesquisa. Em Sistema > Provedor > Autorizar ONUs. Clique uma vez nos botões bloqueados para liberá-los. Em seguida clique em salvar:
Para limitar uma determinada rede para acesso dos usuários ao sistema, por questões de segurança e/ou controle interno, é necessário acessar Configurações ➜ Usuários ➜ Grupos de Usuário, editar o grupo em questão:
Na aba Grupo preencher em Permissão de login - Redes Permitidas qual a rede de acesso em que os usuários do grupo precisam estar para poder acessar o sistema, essa rede pode ser em ipv4 ou ipv6:
Exemplo: 10.0.0.0/8 ou fe80::1fec:616b:a72:3e88/64
Para inserir mais de uma rede, é necessário separar os blocos pelo ponto e vírgula (. Exemplo: 192.168.0.0/24;10.0.0.0/8
Da mesma forma será feito para redes em IPV6, por exemplo:
fe80::1fec:616b:a72:3e88/64;2001:db8:3003:2::/64
Também é possível adicionar as duas redes ipv4 e ipv6 por exemplo: 192.168.0.0/24;fe80::1fec:616b:a72:3e88/64
Para acessos de redes móveis ou externas ao provedor, sugerimos a Configuração de uma VPN para maior segurança e controle das redes permitidas para acesso ao sistema.
Se caso deseja limitar um determinado horário para que os usuários possam acessar o sistema IxCSoft, precisa configurar o horário desejado dentro do Grupos de usuário, pelo caminho Configurações ➜ Usuários ➜ Grupos de Usuário, edite o grupo que deseja configurar:
E em seguida localize o campo Horários Permitidos:
Após localizar o campo, precisa preencher o mesmo com os horários que deseja da seguinte maneira:
Exemplo: 08:00:00- 12:00:00; 13:00:00- 18:00:00
O Query Builder é uma ferramenta para construção, manipulação e visualização de consultas sobre o banco de dados.
Atenção! Proteja seus dados:
O acesso Query Builder é configurável através dos grupos de usuários, logo, a ferramenta respeita as permissões dos usuários definidas no IXC Provedor. Desta forma, se um grupo de usuário possui permissão para visualizar os dados dos clientes, por exemplo, esse mesmo acesso será garantido no Query Builder.
É altamente recomendado que o acesso a ferramenta seja garantido
APENAS
para os grupos de usuários dos quais competem essas permissões de acesso. Limitar o acesso ao mínimo necessário é uma boa prática de segurança e ajuda a proteger seus dados e os dados dos seus clientes. Para saber mais como fazer a configuração de permissões nos grupos de usuário.
Liberando o acesso para um grupo de usuário:
Para que um grupo de usuários tenha acesso a ferramenta de consulta Query Builder, será necessário acessar aba Configurações ➜ Menu Usuários ➜ Grupo de usuários, e editar o grupo ao qual deseja liberar o acesso:
Acesse a aba Grupo ➜ Seção QueryBuilder, para habilitar a funcionalidades disponíveis no IXC Provedor:
Campos:
Em seguida, clique no botão Salvar para que esse grupo de usuário esteja habilitado a acessar a ferramenta Query Builder.