A Nota Fiscal de Importação é um documento essencial para quem trabalha com mercadorias importadas. É por meio dela que a Receita cobra os tributos devidos e controla a movimentação de produtos estrangeiros no país.
No sistema IXC, antes de gerar uma nota de importação para retirada de mercadorias compradas no exterior deverá realizar alguns cadastros.
Precisará realizar o cadastro de seu fornecedor com endereço do exterior (EX) onde o mesmo terá um código de país e um CNPJ específico para tal movimentação, poderá ser 99.999.999/9999-99 ou 00.000.000/0000-00, conforme a orientação da contabilidade da empresa.
Para realizar o cadastro do fornecedor acesse:
Lembrando que o Tipo de documento deve ter finalidade específica com o CFOP destinado para essa operação.
Precisará possuir a documentação em mãos como: Declaração de Importação (DI) e um espelho da nota com toda a informações de base de cálculos, alíquotas, etc.
Verificar junto seu contador qual será a CST ou CSOSN que deverá utilizar nesta nota.
Precisará cadastrar o produto e realizar sua configuração.
Após inserir estes dados no sistema poderá gerar a NFe.
Para criar uma nova nota de compra, siga as etapas abaixo:
Realize o preenchimento dos seguintes dados:
Após preenchida a aba Entrada pode ir à tela de Frete e informar os dados da transportadora e salvar, conforme mostra imagem:
Em seguida poderá ir na aba de Produtos e lançar a mercadoria clicando em Novo, indicar sua quantidade e valor unitário e salvar, conforme imagem abaixo:
Na sequência, na aba**, Tributos**, deverá selecionar a opção Tributação Digitada e clicar no botão Tributos Avançados, para preencher a tributação incidente na nota:
Abrirá a aba de Tributos por Produto, onde deverão ser informados o CFOP e os impostos da nota. Cada imposto deve ser preenchido em sua aba própria conforme imagem:
Na aba Importação será informada a base de cálculo do Imposto sobre Importação (II), alíquota e as informações de despesas aduaneira, adição e sequência da adição. Essas informações estão disponíveis na DI, após preenchidos os tributos você poderá clicar em Salvar, conforme mostra imagem abaixo:
Após fazer o lançamento do produto, poderá clicar em Finalizar entrada e depois no botão Tributos Totais da NF, conforme as imagens abaixo mostram:
Abrirá a aba de Tributos da NF, onde na seção Importação, você irá inserir as informações relacionadas ao número da Declaração de Importação (DI), à data da DI, à data de desembaraço, ao local de desembaraço, bem como outros detalhes presentes na própria DI, conforme ilustrado na imagem de exemplo abaixo.
Após concluir o lançamento, você pode acessar a aba Adição e clicar no botão Novo para inserir as informações referentes às adições, conforme o exemplo ilustrado na imagem abaixo:
Após salvar as informações, é possível gerar uma Pré-DANFE para verificar os lançamentos e impostos. Para gerar a Pré-DANFE, poderá clicar no botão NF-e em seguida selecionar Pré-DANFE, conforme exemplificado na imagem abaixo.
Se a pré-DANFE estiver ok, poderá emitir a nota clicando em Emite NF-e.
Dessa forma, sua nota será emitida e validada pelo Sistema de Administração Tributária (SEFAZ).