A integração com a API bancária do Credisis, foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a gestão financeira de sua empresa.
Com essa integração você não precisará enviar arquivos de remessa ao banco ou processar retornos em seu sistema, pois o registro dos boletos é realizado pela impressão do mesmo ou através da comunicação em massa. Além disso, as baixas das faturas ocorrem automaticamente em até 24 horas (de acordo com as tarefas de consulta configuradas em seu sistema).
Nessa forma de registro, os boletos ficam disponíveis para pagamento em até 1 hora após a impressão/comunicação dos mesmos.
Sistema operacional Debian 10;
Novo convênio com o banco (necessário para não interferir nos boletos já gerados na carteira de boletos via remessa e retorno).
Para as carteiras de cobrança do tipo API e Gateway, a comunicação do boleto ocorre ao requisitar a impressão/PDF pela interface do IXC, onde o comando de comunicação/impressão é solicitado ao banco, também realizando o registro desse boleto no sistema bancário.
O registro dos boletos pela carteira de API pode ser feito de três formas:
O envio de faturas via e-mail automático não é recomendado, pois se a fatura não puder ser gerada por qualquer inconsistência nos dados cadastrais do cliente ou por algum problema com a fatura em sí, isto irá travar a tarefa de envio de e-mails e não realizará a comunicação do boleto.
A forma de registro de boletos mais recomendada é a comunicação em massa com o gateway, pois facilita na demanda de registro de grandes quantidades de boletos.
A comunicação em massa seria como o envio das remessas ao banco em uma carteira tradicional/manual.
Você pode fazer essa comunicação em intervalos de tempo, como algumas formas de exemplo:
-Diária
-Semanal
-Mensal
Para a homologação de uma carteira API, é indicado abrir um novo convênio de conta bancária. Caso deseje utilizar um que já esteja em uso no IXC e/ou que já tenha boletos emitidos por ele, deve estar ciente de que podem ocorrer divergências nos relatórios provenientes de arquivos de retorno.
Entre as divergências estão: Informação de Título não encontrado nos processamentos de retorno (quem se referem a títulos da carteira de API), liquidações atreladas a boletos divergentes, etc.**
Além disso, é crucial evitar a geração de novos boletos pela antiga carteira de remessa/retorno, que utiliza o mesmo convênio, após a homologação da carteira de API.
Primeiramente, contate o Suporte de Carteira de Cobrança da IXC Soft. Para realizar a integração da sua cartera de API Credisis no IXC, você irá precisar de alguns dados, sendo eles:
Na primeira aba chamada Carteira de cobrança, você fará as seguintes configurações:
Na aba seguinte, chamada Banco:
Ao salvar sua nova conta, insira o novo registro a sua carteira de cobrança.
Para a configuração dessa aba, siga as instruções de Juros/Multas/Desconto
Para a configuração dessa aba, verifique: Instruções
Para a configuração dessa aba, verifique a Wiki Impressão.
Para a configuração dessa aba, siga as instruções presentes em: Recebimento para valores divergentes
Após a configuração da carteira de cobrança, é necessário configurar as tarefas que irão executar as baixas das faturas de forma automática em seu sistema.
Recomendamos cadastrar até 4 tarefas de consulta divididas entre as 24h do dia para as carteiras de APIs bancárias (Ex: 06h50, 12h50, 18h50, 23h50).
Para criar estas tarefas, siga as etapas a seguir:
Após configurado, sua agenda de tarefas ficará desta maneira:
Caso deseje um intervalo de consulta reduzido, por exemplo, executar a tarefa a cada 30 minutos, é possível. Porém, ressaltamos o risco de gerar lentidão e possíveis travamentos em seu servidor.
Sempre busque horários em que não vá conflitar com demais tarefas em seu servidor. E procure o seu setor de TI para analisar o impacto em seu servidor.
Para configurar a tarefa a cada 30 minutos, você pode inserir os valores nos campos:
Minuto (0-59): */30
Hora (0-23): */1
Desta forma, o seu servidor irá executar a tarefa a cada hora do dia, com um intervalo de 30 minutos.